fbpx

Conscientização e prevenção

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e também o que mais causa mortes. Isso porque os diagnósticos são descobertos quando o tumor já se encontra em estado avançado.

De todos os casos diagnosticados no ano, vinte e oito por cento são de câncer de mama. O medo ainda é uma barreira para a detecção precoce da doença. O receio ao exame faz com que muitas mulheres demorem a procurar orientação médica.

E apesar de serem grandiosos os números, o câncer de mama tem cura. Se diagnosticado no período inicial, sobem as chances de cura em até noventa e oito por cento dos casos.

A prevenção é a maior arma que a mulher pode ter contra a doença. Por isso se torna tão importante à realização da mamografia e o autoexame. Quanto antes à descoberta do câncer de mama, maior o sucesso do tratamento.

É de extrema importância conhecer o próprio corpo, para que possa notar pequenas alterações. E algumas mudanças no estilo de vida podem servir como forma de prevenção da doença.

Como prevenir o câncer de mama

De acordo com a Agência para Pesquisa do Câncer, ligada a Organização Mundial de Saúde (OMS) mudanças no estilo de vida, ligada ao desenvolvimento social e o envelhecimento da população, contribui para o aumento de casos de câncer.

Com a adoção de algumas medidas simples é possível reduzir a incidência da doença. Confira algumas dicas importantes:

Avaliações médicas periódicas: O autoexame ajuda que a mulher conheça seu corpo, sendo possível perceber pequenas mudanças. O autoexame deve ser feito mensalmente, até uma semana após o termino da menstruação.

Porém, em alguns casos o tumor não consegue ser percebido apenas com o toque. Por isso é imprescindível à realização da mamografia.

O acompanhamento regular com mastologista é necessário, o médico irá realizar exames mais detalhado, e caso seja preciso, solicitar exames específicos.

Controle da alimentação: Em uma dieta equilibrada, há melhora na qualidade de vida. Os alimentos enlatados, industrializados e conservados devem ser evitados, pois esses contêm substâncias cancerígenas.

Dê preferência aos vegetais, aumente o consumo de frutas, legumes e verduras durante sua alimentação. Esses alimentos são ricos em fibras, sais minerais, vitaminas e antioxidantes que protegem contra a maioria dos tipos de câncer.

Pratique atividade física: A prática de exercícios físicos regulares diminui em um terço o risco de desenvolvimento da doença. Pelo menos trinta minutos de exercício ou caminhada, três vezes na semana, são suficientes.

Evite o ganho de peso, principalmente se já estiver passado pela menopausa. Procure um profissional da área para orientação e acompanhamento.

Além disso, também é importante eliminar alguns fatores de risco como o excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo. O alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer. E estima-se que 30% de todos os casos de câncer, são devido ao tabagismo.

Conscientiza-se, a prevenção ainda é o melhor remédio!

Fale no Whatsapp