fbpx

Matando a Curiosidade

Escutou ou leu a palavra Epilação em alguma clínica e achou que ela estava errada? Entenda essa curiosidade.

Mas antes deixa eu te contar uma coisa… a palavra existe sim e ela está totalmente correta!

E hoje nós vamos matar a sua curiosidade e mostrar quais as diferenças das palavras DEPILAÇÃO E EPILAÇÃO.

No geral a depilação é o processo de eliminação do pelo que recobre a pele. Um dos procedimentos mais procurados em clínicas estéticas, a depilação, envolve mais que só uma questão estética. A remoção do pelo pode ser praticada por hábito, por uma adequação aos costumes sociais, e muitas das vezes por critérios de higiene pessoal.

Antes popular entre as mulheres, hoje é muito comum também entre os homens, que se preocupam cada vez mais com os pelos.

E todos buscam por técnicas eficientes e rápidas para remoção dos pelos, e de preferência indolor.

E foram desenvolvidas com o passar dos anos, técnicas muito eficientes, equipamentos e produtos que se adaptam a cada necessidade, aos tipos de pelo, de pele e as diversas regiões onde serão realizados.

A remoção dos pelos poderá ser realizada de duas maneiras

Depilação

Na depilação a remoção do pelo será de forma temporária, rente à superfície da pele, onde serão apenas aparados ou cortados. Entre as depilações temporárias existem vários tipos, que podem ser:

Depilação com lâmina: Um dos métodos mais tradicionais. Muito utilizado pela facilidade, praticidade e rapidez. Um ou dois dias após os pelos voltam a crescer.

Depilação com cera: Será aplicada uma cera quente ou fria na região a ser depilada, que irá fixar ao pelo e depois extraída juntamente com eles.

Depilação com creme depilatório: Aplica-se uma camada de um creme especial sobre a região em que deseja retirar os pelos O creme irá amolecer e dissolver o pelo, que em seguida poderá ser retirado por esponja, toalha úmida ou espátula.

Depilação a Linha: Trata-se de um método simples, onde uma linha de algodão rola sobre os pelos, que serão entrelaçados a ela e arrancados pela raiz. Muito utilizada para a região do rosto, onde a pele é muito sensível.

Depilação com depilador elétrico: Aparelho com sistema em forma de pinças, que retira os pelos pela raiz. Basta deslizar o aparelho ao contrário do pelo.

Epilação

Na Epilação a remoção do pelo será de forma prolongada e algumas vezes definitiva. A epilação atingirá a camada abaixo da pele, promovendo a remoção do pelo por inteiro, do bulbo até a haste e com maior durabilidade. As depilações definitivas são:

Depilação com luz pulsada: Um aparelho que consiste em exposição de luz pulsada intensa. Emite uma variedade de luzes, de comprimentos e ondas diferentes que são necessárias para enfraquecimento do pelo.

A energia luminosa atinge a pele enquanto é absorvida pela melanina na haste do pelo, a outra parte se desfaz em energia térmica. Essa energia se espalha através do pelo até epitélio do folículo.

A luz pulsada enfraquecem em grande quantidade os pelos, e os que restam nascem mais espaçados e finos. Porém são necessárias mais sessões.

Depilação a laser: Uma técnica chamada de permanente, onde os pelos são retirados e não voltam a crescer, diferente dos métodos convencionais. Na depilação a laser o bulbo piloso é destruído.

A técnica retarda a capacidade de o folículo piloso produzir novos fios. A luz do laser é absorvida sem que as células ao redor sejam lesionadas.

Nesse método o alvo é a melanina, responsável pela coloração do pelo. Quando disparado o laser, ocorre uma absorção de calor pela melanina, causando uma destruição térmica.

Entendendo o conceito

Quem trabalha na área estética conhece a diferença entre os termos Depilação e Epilação. Porém o termo depilação é muito mais usado e aceito para todos os métodos de retirada dos pelos. Por esse motivo continua tão popular e ainda sendo utilizada pelas clínicas de estética.

As técnicas de epilação são consideradas por vezes prolongadas, pois existem manutenções depois de um ou dois anos, pois o organismo é capaz de produzir novos folículos pilosos durante o ano.

Hoje a epilação a laser pode ser feita em qualquer pessoa, não sendo mais privilegio daquelas com peles claras e pelos escuros.

Os pelos que não são eliminados no momento irão crescer mais lentos e finos. Um método totalmente seguro e eficaz, e a longo prazo é um investimento econômico. Os resultados são muito satisfatórios e com inúmeras vantagens.

 

Fale no Whatsapp