fbpx

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o crescimento anormal das células mamarias, tanto no ducto, quanto nos glóbulos mamários. É um tumor maligno, que se desenvolve na mama, em um conjunto de células que passam a se dividir descontroladamente.

Vários são os fatores que podem aumentar o risco da doença, algumas delas são os fatores genéticos e hereditários, os fatores endócrinos e história reprodutiva, e também os fatores comportamentais e ambientais.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo. A proporção entre homens e mulheres é de 1 para 100. Sendo que a cada 100 mulheres, um homem terá a doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano são 2,09 milhões de novos casos. Já no Brasil, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o risco estimado é de 56 novos casos por ano, a cada 100 mil mulheres.

As mulheres a partir dos 50 anos são mais predispostas a desenvolver a doença. Porém, na última década houve um aumento na ocorrência do câncer de mama nas mulheres mais jovens. A incidência está entre 4% a 5% dos casos, nas mulheres até 35 anos.

Estima-se que a cada 10 minutos, uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. A prevenção ainda é o melhor remédio, o autoexame é de extrema importância como a primeira precaução contra a doença.

E o que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa é um movimento popular de conscientização, conhecido no mundo todo. Representada pelo laço cor-de-rosa, seu principal objetivo é estimular a população, as entidades e empresas na luta contra o câncer de mama.

Tudo começou nos Estados Unidos, na década de 90, depois do Congresso Americano aprovar outubro como o mês da prevenção ao câncer de mama.

O laço foi distribuído na primeira Corrida pela Cura, que ainda acontece todos os anos, organizado pela Fundação Susan G. Komem. E desde então virou o símbolo da campanha.

O Outubro Rosa alcançou o mundo e motivou diversos países a lutar por uma causa tão nobre. No mês de outubro várias entidades organizam ações para chamar a atenção, fortalecendo a necessidade e importância do diagnóstico precoce.

A campanha se tornou de extrema relevância, pois alerta para os exames periódicos e incentiva o autoexame das mamas. Pois é importante para a mulher saber que através do próprio toque é possível reconhecer o surgimento da doença.

Além disso, algumas entidades disponibilizam exames gratuitos ou com os valores acessíveis. Quando detectado precocemente as chances de curas são maiores, pois nos estágios iniciais o câncer de mama responde melhor ao tratamento.

O Outubro Rosa é uma lembrança para que a mulher se cuide; mas é importante focar nesse assunto os outros 12 meses do ano, encorajando e conscientizando para os exames como forma de prevenção.

 

Fale no Whatsapp